A TRADIÇÃO DO SISTEMA GEOGRÁFICO DE EVOLUÇÃO

(120 páginas, Editorial Agartha, AP, 2007, R$ 24,00)

A melhor expressão da vida, se dá através da unidade-na-diversidade. A própria palavra "universo" parece sugerir tal coisa. O universo evolui ao rimo de um todo. Assim, "Sistema geográfico" é a coordenação de centros urbanos próximos e reunidos por afinidades comuns, tendo em vista a manifestação de uma unidade orgânica maior, não raro de propósitos transcendentes.
Os municípios são aquele local onde vivem as pessoas. Por isto, eles são a grande Chave para o resgate ou para a preservação da face humana da ordem social e da cultura. E nisto, os pequenos municípios podem chegar a apresentar um surpreendente potencial humano e cultural. Antes de eclodir em Atenas, a filosofia grega nasceu nas pequenas colônias da Magna Grécia. E não apenas a cultura, como também a própria democracia teve ali as suas bases implantadas.
Nisto, os objetivos de um Sistema geográfico também podem ser múltiplos, indo desde aspectos culturais até motivos econômicos. Mas, num sentido mais próprio, o Sistema geográfico representa um cosmos, por testemunhar uma ordem maior, dotada de crescente sentido cultural e mesmo ontológico ou espiritual.
E é importante destacar, desde o início que, nesta proposta concorrem prerrogativas de grande tradição e viabilidade. Apresentando como meta transcendental, no caso de Alto Paraíso, organizar os potenciais microregionais locais, para chegar oportunamente a exercer influências sobre a própria Capital do País, da qual acha-se relativamente próxima.

PEDIDOS
HOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário